O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, promovido pela ABTG e APS eventos corporativos , é um evento anual que apresenta as principais inovações e tendências tecnológicas do Brasil e do mundo. Com a participação de importantes representantes das áreas técnica e gerencial, o congresso mostra como as tecnologias mais inovadoras da indústria gráfica mundial podem trazer bons resultados ao serem aplicadas no mercado nacional.

LOCAL

O evento ocorre em um dos centros de eventos mais modernos e amplos de São Paulo, com diversas opções de auditórios, salões modulares, salas para reuniões e exposições.

Milenium Centro de Convenções
Rua Dr. Bacelar, 1054
Vila Mariana, São Paulo, SP
www.espacomilenium.com.br

Edição 2019

O 3º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica bateu todas as suas marcas de público e levou conteúdos de alto nível aos 280 participantes, que esgotaram as vagas do evento uma semana antes de seu início. Com o tema “Impressão Digital: o futuro é agora!”, reuniu empresários e técnicos de impressão de todos os cantos do Brasil para um dia de discussão sobre o panorama e a evolução dessa tecnologia fundamental para a indústria.

PALESTRAS

Estado da arte e tendências
das tecnologias toner e
inkjet

Como tecnologias de impressão maduras, as soluções de toner e jato de tinta estão bem estabelecidas, mas continuam a crescer. Hoje, o toner continua expandindo e oferecendo mais cores e mais opções de substrato, enquanto jato de tinta oferece maior velocidade e impressão desde grandes formatos à embalagens como também impressão comercial e transacional. Pat MacGrew analisa os mercados para toner e jato de tinta, o fluxo de trabalho que os suportam e o que as gráficas em todo o mundo estão comprando para crescer seus negócios.

Diretora Senior da Keypoint Intelligence, empresa de pesquisa e análise de mercado nas áreas de produção gráfica e impressão digital. Pat tem mais de 30 anos de experiência, tendo trabalhado para HP, Kodak, Pitney Bowes e GenText. Co-autora de oito livros, publica regularmente em revistas especializadas. Suas áreas de atuação incluem planejamento estratégico, marketing, branding, impressão digital, impressão offset, web-to-print, fluxos de trabalho, novos aplicações de impressão digital e outros temas relacionados

Inovando com personalização e customização em novos nichos

As tecnologias de impressão digital colocam à disposição dos empresários uma enorme gama de soluções para impressão de praticamente qualquer tipo de substrato. Com isso, abrem-se muitas oportunidades e novos nichos de mercado. No entanto, não basta deter os recursos tecnológicos para fazer sucesso. É preciso entender as necessidades desses novos clientes, com os quais a gráfica tradicional não está acostumada, e desenvolver estratégias para atender de fato suas necessidades..

Fundador da empresa Tergoprint em 1996, para atender o segmento de arquitetura de forma inovadora no conceito de personalização de materiais, produtos e revestimentos. Com impressão digital, Eduardo desenvolve e viabiliza a customização em fórmicas, vidros, acrílicos, MDF, etc. Formado em arquitetura pela FAU-USP.

Panorama da pós-impressão digital: mercados, tecnologias e desafios

Cerca de 90% das empresas de impressão, quando compram uma impressora, não planejam a integração dos sistemas de pós-impressão. Ao se trabalhar com equipamentos de impressão digital e linha de acabamento estruturada para processos analógicos, há uma perda de até  50% de produtividade geral da linha. A especialista mostrou as bases mercadológicas por trás da impressão digital e da pós-impressão, suas estruturas tecnológicas, características que causam um impacto na pós-impressão digital, o estágio de desenvolvimento dos equipamentos atuais, fazendo um claro comparativo de velocidade e produtividade na relação com equipamentos inkjet e toner disponíveis atualmente no mercado, e os desafios e oportunidades que a pós-impressão digital pode oferecer.

Mestre pela Universidade de Wuppertal,
Alemanha, onde desenvolve carreira como pesquisadora científica na cadeira de pós impressão e embalagens. Sandra é administradora pelo Mackenzie em 2000. Técnica gráfica pelo Senai Theobaldo de Nigris. Consultora, professora de graduação e pós-graduação.

Impressão digital integrada ao mundo digital

Impressão digital ou impressão num mundo digital? Muitas oportunidades de negócios estão surgindo das possibilidades tecnológicas de integração das mídias. Para ter sucesso nestes novos mundos é necessário não apenas dominar as tecnologias, mas saber o que fazer com elas e oferecer ao seus clientes muito mais do que eles esperavam obter.

É sócio diretor da Midiograf e da
Realidade Aumentada Brasil, empresa especializada em inovação e desenvolvimento de ferramentas para realidade aumentada e virtual. Edson é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná. É formado em Administração e Marketing.

Gerenciamento de cores na impressão digital

O digital vem se adaptando aos conceitos já estabelecidos para alcançar uma melhor padronização das cores na produção dos materiais oferecidos aos clientes, mas apesar de existir normas técnicas na área de impressão elas não são voltadas para impressão digital. Há necessidade de estabelecer boas práticas na impressão digital, especialmente em grande formato, que têm fatores complicadores como a gama de materiais que podem ser impressos, da lona à madeira. Quais são os cuidados no momento da pré-impressão, calibração, RIP, criação de perfis e o entendimento sobre as qualidades de saída de impressão para atender corretamente cada demanda com eficiência e economia de recursos.

Possui mais de 30 anos de experiência nos setores de pré-impressão, fluxo de trabalho e impressão. É mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo-USP em controle de cores em processos gráficos.  Bruno é professor do Senai-SP, do Senac-SP, diretor técnico na ABTG e superintendente do Organismo de Normalização Setorial – ONS-27. Representa o Brasil há mais de 15 anos no Comitê Internacional de Normalização para a Indústria Gráfica (TC130 ) da ISO – International Organization for Standardization.

 

Debate e Cases: Estratégias para ampliação de mercados

AlphaGraphics – O palestrante falou das transformações globais, os novos tempos, as novas profissões, como a sociedade vai mudar e como estar preparado para isso. Mostrou um case de sucesso da franquia e explicou como é o trabalho com o franqueado e com os clientes da Alphagraphics, que vem avançando pelo Brasil com o conceito franchising.

Master franqueado e CEO da Master Franquia Brasileira das AlphaGraphics e franqueado de uma unidade em São Paulo. Rodrigo liderou durante quatro anos a área de Global de Marketing da rede nos EUA. É palestrante internacional sobre tecnologias interativas, experiência do cliente e franchising e já atuou como consultor na Coca-Cola, Unilever, Quality, entre outras multinacionais.

Debate e Cases: Estratégias para ampliação de mercados

BrasPor – O Palestrante falou sobre preparar o perfil do comprador, um profissional dentro da agência que tem um entendimento mínimo – ou nulo – sobre questões específicas da impressão, papel, qualidade ou outros pontos. “Por isso, a venda precisa ser o mais consultiva possível, com equipe de marketing e vendas da gráfica preparada, auxiliando no estudo da demanda de qualidade”. Ele relatou ainda sobre a busca de investimento em tecnologia para se manter o máximo possível atualizado, sendo um fornecedor múltiplo.

Coordenador de marketing da BrasPor, com 15 anos de experiência, incluindo passagens pela área comercial e de relacionamento com o cliente. Paulo é Graduação em Administração e pós-graduado em marketing e inteligência comercial. Instituição Faculdades Integradas Rio Branco.

Debate e Cases: Estratégias para ampliação de mercados

FuturaIM – O palestrante indicou que se tenha bem definido qual o tipo de cliente que se deseja atender. Sua empresa possui atualmente milhares de clientes por mês e conta com um pensamento diferente de logística, possuindo 2,3 mil pontos de retirada por todo o Brasil, o que resulta em um frete reduzido ao cliente final. Ele contou todas as etapas, da captação à manutenção do cliente.

Gerente de operações da FuturaIM Gráfica Online. Graduado em Processos Industriais e pós-graduado em Engenharia de Produção. Tem 18 anos dedicados à indústria gráfica, com atuação em inovação e otimização nas áreas de Planejamento Estratégico, Pré-Impressão, PPCP, Produção, Logística, Qualidade, Marketing Digital e Web-to-Print. Felipe é responsável pelo desenvolvimento de projetos de expansão e integração da empresa em todo o país

Momentos

Patrocinadores da edição 2019

A próxima edição ocorrerá entre os meses de Agosto e Outubro de 2020

Vem aí…