O  Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica, credenciado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para elaborar Normas Técnicas para o setor gráfico brasileiro, além de participar de atividades de normalização de organizações internacionais, conta com o apoio e subsídio financeiro do SINDIGRAF-SP para a manutenção anual de todas as suas atividades.

O Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo é uma entidade patronal e representa aproximadamente 7.000 empresas. Devido à sua representatividade, pela tradição na defesa da setor gráfico e por abranger parcela significativa das indústrias gráficas brasileiras, a entidade está à frente de ações cujos benefícios refletem não apenas nas empresas instaladas no Estado de São Paulo, mas, em muitos casos, alcançam o mercado gráfico nacional como um todo. O ONS-27 é um exemplo disso.

As ações do SINDIGRAF-SP buscam atingir diversos públicos e interlocutores, sejam as empresas gráficas associadas, trabalhadores do setor, autoridades, outras entidades de classe e da sociedade civil. Em termos estratégicos, a entidade tem como proposta reforçar três linhas de trabalho: a gestão, a pressão por mudanças e a educação, com ênfase à transmissão de conhecimentos técnicos e gerenciais.

Vídeo sobre a história e a representatividade setorial do Sindigraf-SP, entidade mantenedora do ONS-27 – Organismo de Normalização Setorial.